Construtora RF - Uberlândia-MG

Dicas para escolher o piso ideal para a sua cozinha

Foto Divulgação

A cozinha é literalmente o cômodo mais gostoso da casa. É nesse espaço que as refeições são preparadas e que muitas famílias se reúnem para comer, sendo assim, a cozinha deve ser um ambiente bonito, limpo, agradável e funcionam, de modo que simplifique a realização das atividades do dia a dia.

Ao construir, reformar ou decorar a cozinha, é importante pensar em todos os detalhes, incluindo as cores, equipamentos, iluminação e, claro, os materiais dos revestimentos e pisos. Por falar em pisos, essa parte requer maior atenção na hora da escolha, pois é preciso considerar fatores como a sensação térmica da cozinha, a estética da decoração, a praticidade na hora da limpeza e a impermeabilização do espaço e assim por diante.

Quer saber como escolher o piso ideal da sua cozinha? Então continue lendo o nosso artigo, conheça os modelos mais populares, descubra quais são as vantagens e desvantagens de cada material, as especificidades sobre a durabilidade e manutenção dos pisos, dentre outras informações que podem te ajudar na decisão.

Planeje muito bem antes de comprar o piso
Para não errar na escolha, é fundamental que você faça um planejamento para nortear sua decisão. Esse planejamento deve contemplar o limite de gastos com pisos, o estilo do projeto, as necessidades do espaço, o tamanho da cozinha, suas preferências em relação às cores e texturas, etc.

Pesquise e compare os preços dos pisos
Antes de efetuar a compra do piso da sua cozinha, pesquise e compare preços. A etapa de acabamento costuma ser a mais onerosa dos projetos de casa, sendo assim, qualquer economia é bem-vinda. Procure adequar a sua escolha de piso às suas possibilidades financeiras e à programação orçamentária da obra. Além disso, considere também as despesas que você terá com mão de obra, argamassa, rejunte, dentre outros.

Escolha a cor e textura de acordo com o estilo do seu projeto
A cor do piso da cozinha deve estar em sintonia com os seus gostos pessoais. O mesmo vale para as texturas! Hoje em dia há pisos impermeáveis, com textura 3D, por exemplo. Só escolha esse tipo de material se você gostar de projetos mais ousados. Agora, se você prefere revestimentos e pisos mais clássicos, opte por pisos lisos e claros, como os brancos. Eles passam a ideia de limpeza e transmitem a sensação de amplitude. Isso significa que são pisos perfeitos para cozinhas pequenas!

Opte por materiais resistentes
Como a cozinha é um ambiente úmido, exposto ao acúmulo de gordura, açúcar e corantes, o ideal é que o piso escolhido seja bem resistente e possua baixa absorção de umidade. Você não deve, por exemplo, instalar pisos laminados ou de madeira nesse ambiente, pois a durabilidade seria comprometida. Lembre-se também que nesse espaço há uma grande circulação de pessoas, o que também tende a desgastar os pisos.

Pense na praticidade no dia a dia
Ao escolher o piso para a cozinha, prefira sempre os pisos fáceis de limpar. O porcelanato é um exemplo de piso ideal, pois além de ser bonito e resistente à água, ele pode ser limpo facilmente. No dia a dia, basta varrer com vassoura de pelo. Para limpezas mais profundas, um pano umedecido em solução de água e detergente neutro é suficiente. Uma boa dica para acertar na hora da compra é evitar os pisos muito porosos, pois a gordura fixa nesses materiais, o que dificulta a conservação.

Avalie a segurança do piso
Se sua casa tiver crianças, pets e/ou idosos, os pisos emborrachados ou texturizados são ótimas escolhas por serem antiderrapantes. Os emborrachados ainda têm a vantagem de absorver impactos. O ponto negativo é que o contato direto com a água pode fazer o piso estufar e descolar do chão.

Conheça os pisos mais indicados para cozinhas
Mármore: O mármore é um piso natural luxuoso, que pode ser usado em áreas internas e externas. É bonito e versátil, mas seu uso na cozinha deve ser bem planejado, pois ele tem alta porosidade e pode absorver muita água e gordura, sendo suscetível à formação de rachaduras e manchas. Por outro lado, é bem fácil de limpar e possui alta durabilidade quando é bem cuidado. Pese os prós e contras para fazer uma escolha acertada.

Granito: Muito usado em pias e bancadas, o granito também pode revestir o piso. Assim como o mármore, ele é um material natural e de luxo, que agrega aos espaços um ar de sofisticação. Para completar, sua higienização e manutenção é simples. Basta limpar as superfícies de granito com um pano úmido. Resistente, esse piso pode durar por toda vida, desde que se cuide dele adequadamente. Vale ressaltar que o granito é impermeável à ação não só da água, como também de produtos abrasivos e químicos, sendo mais recomendado para as cozinhas do que o mármore. A desvantagem é que esse material costuma custar mais caro do que os demais.

Cerâmica: Os pisos de cerâmica são os mais populares do mercado. Bonitos, baratos, práticos e versáteis, eles podem ser usados em qualquer parte da casa. A porosidade desse tipo de piso é maior do que a porosidade do porcelanato e o mais bacana é que esse revestimento é ótimo para áreas molhadas. Vale ressaltar que a cerâmica se adequa a qualquer projeto, uma vez que você encontra modelos lisos, estampados, com texturas e cores distintas.

Porcelanato: O porcelanato é um material prático, elegante e com excelente custo benefício. Mais barato do que os revestimentos de luxo (mármore e granito), ele oferece uma enorme variedade de cores e texturas. Além disso, ele absorve pouca água. Esse revestimento não é poroso e você encontra no mercado as versões polidas e esmaltadas. Por ser levemente escorregadio, é importante manter esse piso sempre seco.

E aí, você gostou das nossas dicas de como escolher o piso para a cozinha? Descobriu qual é o material ideal para a sua cozinha? Até a próxima e continue de olho nas novidades

Planta de Casa Ponto Com



Veja como fazer luminária pendente em pote de vidro


Hoje comemora-se o Ano Novo.


Hoje comemora-se o Natal.


Decoração criativa,para o Natal – Castiçais improvisados para enfeite de Natal.


Regra de Decoração nº1: Fique atento ao tamanho do ambiente!


A Rf Construtora se dedica todos os dias.


Hoje comemora-se o dia do Técnico da Segurança do Trabalho


Jardim de inverno


Banheiro Decorado.


Hoje é comemorado o dia Mundial da Gentileza.


Cozinha decorada


Regra de Decoração nº1: Fique atento ao tamanho do ambiente!


Fatores que causam rachaduras e fissuras no concreto.


Hoje comemora-se o dia do Trabalhador da Construção Civil.


Dicas Para Iluminação da cozinha


Para realizar o Planejamento dos móveis.


Hoje comemora-se o dia das Crianças.


4 dicas para a decoração da sua casa ficar com ar de primavera


8 dicas para ter um escritório organizado


Aprenda a organizar a casa utilizando prateleiras e nichos


Cozinha americana ou cozinha comum? Conheça as diferenças e escolha a sua!


Hoje é o dia da Independência do Brasil.


Hoje comemora-se o dia do irmão.


Aniversário de Uberlândia


Portas de Entrada: 25 Ideias sensacionais!


22 Ideias para ter um jardim rústico em casa


Dia dos Pais


10 Ideias econômicas para renovar a sua cozinha


O marmorite está de volta!


Obra Ricardo

Construtora RF - Uberlândia-MG
Construtora RF - Uberlândia-MG