Construtora RF - Uberlândia-MG

Fatores que causam rachaduras e fissuras no concreto.

Foto Divulgação

O concreto é, essencialmente, um material barato, de fácil manutenção e durável quando aplicado de forma correta em construções, pisos ou revestimento. O material é resultado de uma mistura cimento, areia, água e pedra brita (cascalho), portanto, apesar de resistente, costuma estar sujeito ao aparecimento de rachaduras e fissuras, que necessitam ser reparadas.

1- Falhas na preparação

Cada tipo de concreto deve ser preparado com as proporções corretas entre os materiais: cimento, areia, água e pedra brita. Qualquer erro de medida pode fazer com que o concreto sofra influências ambientais e estruturais, que levam ao aparecimento de rachaduras e fissuras – além de ser extremamente perigoso principalmente, quando usado em estruturas de apoio, como pilares e bases.

Para contrapisos, por exemplo, a receita recomendada por especialistas é 50 quilos de cimento, 8 ½ latas de areia, 11 ½ latas de pedra e 2 latas de água – onde a lata deve ter medida de 18 litros.

2 – Infiltrações
Vazamentos na rede hidráulica de uma construção acabam por fazer com que a água penetre no concreto – o que causa corrosão do ferro ao longo do tempo. Assim, começam a surgir fissuras e rachaduras no material, que pode até provocar o seu rompimento se não for efetuado os reparos necessários. Caso o concreto faça parte dos pilares ou nas fundações de uma construção, os reparos devem ser providenciados com urgência, com a atuação de profissionais habilitados afim de garantir a segurança do local.

3 – Excesso de umidade
Adicionar mais água do que o recomendado na hora de preparar a massa de cimento além de enfraquecer a resistência do concreto pode fazer com que a umidade obrigue a superfície a se expandir. Com isto, aparecem as rachaduras e fissuras – além de fazer com que a aplicação do concreto se torne irregular, favorecendo outros problemas na construção.

4 – Retração por secagem
Assim como as infiltrações e o excesso de umidade podem favorecer o aparecimento de rachaduras e fissuras no concreto, a falta da umidade necessária causa a chamada retração por secagem. Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca. O erro geralmente está no preparo do cimento, onde a mistura recebe menos água do que o ideal. Outro fato a considerar é não fazer a cura adequada do concreto, que deve ser regado com água abundante nos primeiros dias de vida e evitar que a exposição solar ou calor excessivo do ambiente, provoque o ressecamento da massa recém lançada na forma.

5 – Falhas na colocação
Construções e obras mal planejadas, onde os elementos de concreto são aplicados e lançados de forma não apropriada também favorecem a formação de rachaduras e fissuras na superfície. É comum que o concreto apresente estes problemas quando usado em superfícies irregulares de solos não compactadas e ou solos úmidos, sem uma preparação adequada. O concreto pode, por exemplo, começar a rachar nas regiões mais baixas e de maior espessura, onde incide excesso de peso e tem influência da umidade excessiva.


6 – Agentes agressivos
Muitas substâncias corrosivas podem favorecer a agressão ao concreto, facilitando a formação de rachaduras e fissuras. O uso de alguns produtos para limpeza também podem favorecer o desgaste do concreto, facilitando o aparecimento de trincas, como: água sanitária não diluída em água e materiais com excesso de sal ou soda cáustica. Áreas litorâneas e de praias a agressividade do ambiente com salinidade pode favorecer a corrosão do aço provocando o “inchaço” das ferragens e aparecimento de trincas no concreto em locais com pouca espessura de cobrimento do concreto sobre as armaduras de ferro.

7 – Sobrecargas
A atuação de excesso de peso além do planejado pelo engenheiro, quando da elaboração do projeto das estruturas da edificação, podem provocar fissuras no material e riscos á segurança da obra. As áreas de concreto ficam sujeitas às cargas que produzem forças de tração ou compressão tanto no aço como no concreto, devido a ação do carregamento previsto sobre as lajes bem como o peso dos elementos do próprio concreto armado, revestimentos de pisos e paredes.

Sobre uma casa térrea construida com uma laje de cobertura, em hipótese alguma poderá ser acrescentado a construção de um segundo pavimento, sem que o engenheiro responsável pelo projeto da estrutura verifique se a estabilidade da obra se mantém com mais sobrecarga sobre as lajes, vigas, pilares e fundações já concretados.

Geralmente o pilar mais carregado de uma casa térrea recebe uma carga de 14 a 16 toneladas dependendo dos vãos entre pilares e do tipo de laje. Já numa casa com dois pavimentos o pilar mais carregado estará recebendo cargas superior a 30 toneladas em determinadas situações. E nesses casos uma obra sem os reforços necessários, o aparecimento de trincas pode evoluir rapidamente para o colapso da estrutura, causando sérios risco a segurança das pessoas.

Se o objetivo é construir o segundo pavimento no futuro, já deve considerar as cargas do segundo piso na construção inicial das fundações, pilares, vigas e lajes que suportarão um segundo piso.

8 – Estresse ambiental
Fatores como chuvas, insolação, tremores de terra e outros fenômenos naturais podem favorecer o desgaste do cimento e o aparecimento de rachaduras e fissuras ao longo do tempo. Por isto, se tornam extremamente importantes o preparo, a colocação e a manutenção correta do concreto. Outro fator são devidos a fadiga dos materiais do concreto aderentes ao aço e que podem sofrer pequenas deformações ao longo dos anos, resultando em fissuras ou trincas.

Plantas de Casa



Use iluminação LED para destacar a decoração!


5 dicas de como as cortinas podem mudar o visual da sua casa!


Feliz Páscoa!


Paredes de cimento queimado - Veja como aderir usando apenas tinta!


Lareira no aparador - Saiba como ter uma onde quiser na sua casa e de forma simples!


Dia Internacional da Mulher!


Melhores empreendimentos para você e sua família


Dica para a casa - Materiais nobres!


Hoje comemora-se o dia da Amizade


Dica para a casa - cores neutras!


A Rf Construtora oferece os melhores empreendimentos.


Apoio lateral de sofá - 10 para você fazer em casa


Veja como fazer luminária pendente em pote de vidro


Dia da Gratidão


Dia da Confraternização Universal e da Paz


Hoje comemora-se o Ano Novo.


Hoje comemora-se o Natal.


Decoração criativa,para o Natal – Castiçais improvisados para enfeite de Natal.


Regra de Decoração nº1: Fique atento ao tamanho do ambiente!


A Rf Construtora se dedica todos os dias.


Hoje comemora-se o dia do Técnico da Segurança do Trabalho


Jardim de inverno


Banheiro Decorado.


Hoje é comemorado o dia Mundial da Gentileza.


Cozinha decorada


Hoje comemora-se o dia do Trabalhador da Construção Civil.


Dicas Para Iluminação da cozinha


Para realizar o Planejamento dos móveis.


Hoje comemora-se o dia das Crianças.


4 dicas para a decoração da sua casa ficar com ar de primavera

Construtora RF - Uberlândia-MG
Construtora RF - Uberlândia-MG