Construtora RF - Uberlândia-MG

Fachadas expostas à chuva de vento

As paredes ou empenas dos edifícios, expostas a constantes chuvas de vento, como ocorre no Rio de Janeiro com as paredes orientadas para Sul e Sudoeste, necessitam de cuidados especiais.

A chuva de vento penetra pelas frestas e desgasta os tratamentos superficiais; por esta razão a incidência de paredes úmidas com infiltrações mais severas é freqüente. As conseqüências são a formação de mofo, apodrecimento de armários embutidos, estragos em quadros de pintura, etc. Se os problemas forem previstos nos memoriais descritivos é possível eliminá-los pela raiz.

A água penetra pelas paredes por trincas e fissuras, ou por absorção capilar, se a pintura ou o revestimento forem porosos. A diferença fundamental entre uma impermeabilização e uma pintura reside na impermeabilidade ao vapor agua, da primeira, e á capacidade de respirar, da segunda.

A pintura permeável ao vapor agua não significa que seja também permeável á água - uma boa pintura é impermeável á passagem da água. Para que uma parede de alvenaria se torne estanque, deve satisfazer ás seguintes condições:

Ser emboçada com uma argamassa que não fissure e que não seja muito higroscópica;
Receber a aplicação de um selador antes da pintura;
Ser pintada com uma tinta impermeável de longa duração. A película da tinta deve possuir adequada espessura para satisfazer aquela condição;
Faz- se necessário alertar a todos para a força que acontece nos capilares, que é a força de sucção, que causa o aparecimento da água nas superfícies internas das paredes expostas aos ventos fortes que exercem força horizontal e de baixo para cima, trazendo, conseqüentemente, graves problemas nas paredes das edificações. Lembrar que a água penetra sempre nos poros, nas fissuras, nas saliências e prossegue, por capilaridade o seu caminho. Solicite caso necessário as pressões hidrostáticas exercidas pela velocidade dos ventos.

Argamassas
Conforme a Norma NBR -7200 da ABNT, uma argamassa para revestimento "não deve conter" elementos orgânicos. Isto quer dizer que não deve conter nem saibro nem terra de emboço (terra preta) A norma indica a cal como ligante, mas a experiência dos autores ensinou-lhes que a cal oferece perigo para a pintura. Recomendamos que a argamassa seja preparada com emprego de um ADITIVO que reduza a relação A/C e que seja plastificante, coesivo e aerante, incorporando alvéolos de ar. Esses tem a propriedade de interromper a penetração da água, tornando a argamassa mais estanque do que uma argamassa sem aditivos. A massa com aditivos não se desidrata e não contrai durante a cura e assim não apresentará fissuras.

Em superfícies sujeitas a chuva e ventos, sugerimos como acabamento antes do isolamento e pintura, á aplicação de revestimento impermeabilizante flexível. Estes revestimentos formam uma camada 100% flexível, resistente a qualquer movimentação da superfície tratada. Por serem flexíveis, não sofrem fissuras ou trincas como os revestimentos SEMI-FLEXIVEIS.

E Civil Net



Filtro portátil limpa em velocidade de 2,5l por minuto


Hoje é dia - Dia dos Avós


Hoje é dia - Dia Mundial da Alegria


Compra de Imóveis na Planta


Hoje é Dia: Dia Mundial do Doador de Sangue 2015


Hoje é Dia: Dia dos Namorados


Casas antigas merecem respeito


Curso de projeto de túneis sujeitos a movimentos estáticos e sísmicos


Estruturas Costeiras & Marítimas 2016


Hoje é Dia: Internacional da Familia


Congresso mundial de projeto e construção de estádios 2016


Hoje é Dia: Das Mães


Viadutos precisam ser protegidos


Hoje é dia: Tiradentes


Primeira e única franquia de asfaltos do mundo inaugura fábrica própria de máquinas em plena época de crise


Qualidade e segurança da água em sistemas de abastecimento abordadas em curso do IST


Hoje é dia: Dia da Engenharia


Hoje é Dia: Páscoa


Estações “flex”: estratégia utilizada durante a crise que melhora e torna mais seguro o abastecimento de água


Hoje é Dia: Mundial da Água


Inovador sistema de avaliação de risco permite otimizar obras municipais de infraestrutura


Hoje é Dia: Mundial do Consumidor


Tecnologia ajuda indústrias a economizar água e combater o desperdício nas linhas de produção


Hoje é Dia: Internacional da Mulher


Singapura utiliza impressão 3D na construção de edifícios de habitação social


Abraceel envia proposta ao ministro Eduardo Braga para autorizar 330 mil indústrias a participar do mercado livre de energia


Hoje é dia: Dia do Repórter


Regatec: soluções que promovem economia de água e energia


GBF Construtora e Paiva Segurança do Trabalho investem em mobilidade para as obras


Hoje é dia: Início do Carnaval

Construtora RF - Uberlândia-MG
Construtora RF - Uberlândia-MG